• Início
  • Listas
  • Mahou Shoujo | Conheça o subgênero do shoujo mais conhecido e as 10 características principais

Mahou Shoujo | Conheça o subgênero do shoujo mais conhecido e as 10 características principais

04 Entenda Melhor SAILOR MOON 1

Mahou Shoujo, também conhecido como Magical Girl, é um subgênero de fantasia e shoujo. Isso foi moldado pelo sucesso de Sally the Little Witch, criado em 1966 como um mangá e adaptado em um anime de enorme sucesso no mesmo ano.

Esta jovem britânica, dotada de poderes mágicos, deu à luz vários clones como a Princesa Mágica Minky Momo, Mahou no Mako-chan ou Majokko Megu-chan, que devem ter transmitido em Portugal no canal RTP no final dos anos 80.

mahou shoujo
Gif reprodução: Tumblr

Este gênero conseguiu reinventar seus moldes mais tradicionais quando decidiu associá-los ao modelo masculino Sentai, adicionando ameaças – que um grupo de meninas terá que enfrentar no cotidiano escolar, sem revelar sua verdadeira identidade.

10 características do mahou shoujo

Obviamente, nem todo anime com uma garota que sabe usar magia é considerado Mahou Shoujo. Mesmo que tenha muitos subgêneros, ainda há características específicas do gênero.

  • A protagonista é “pura” e bondosa;
  • Personagens femininas ocupam quase todo o anime;
  • Geralmente tem um mascote fofo que as ajuda;
  • Um dos rapazes que aparecem pode ser o par romântico ou um amigo, mas não precisa necessariamente ter poderes;
  • Elas mudam de roupa com magia;
  • A protagonista, até mesmo as demais garotas, gritam os nomes dos ataques;
  • Às vezes os vilões acabam se arrependendo de seus atos;
  • Elas normalmente têm poderes e desafiam a física um pouco;
  • Sempre há uma lição de vida no final que reflete aos problemas da protagonista;
  • O poder da amizade sempre vence.

Por mais que nem todos os animes do gênero apresentam todas essas características simultaneamente, ainda assim tem que ter grande parte delas.

A evolução do gênero

Os animes de do gênero já existem há muito tempo, provavelmente por causa do fenômeno da cultura das bruxas americanas e europeias e da longa história da cultura japonesa de crença de que as mulheres xamãs têm poderes sobrenaturais.

Hoje, um show de mágica feminina é completamente diferente, perturbando o status quo das garotas em shows mais antigos, puros e nobres. Mas acho que podemos contar com mais dramas como Mahou Shoujo, desde que o público queira ver garotas doces e bondosas.

1966 – A primeira menina mágica

Em 5 de dezembro de 1966, o primeiro anime do gênero mahou shoujo, Mahoutsukai Sally, estreou em preto e branco no canal NET. Uma produção da Toei Animation, seus primeiros 17 capítulos foram transmitidos em preto e branco e o restante em cores.

50YA] 50 Years Ago - December 1966/2016 - Sally the August Empress of the  Magical Girl Dynasty: anime
Foto reprodução: Reddit

Ele narra as aventuras e travessuras de Sally, uma princesa feiticeira do reino mágico do mundo comum. Uma história muito inocente e engraçada. A série ganharia uma sequência no final dos anos 80.

Curiosamente, nos anos 60 e 70, Toei praticamente dominou o gênero. As séries dos anos 60, 70 e 80 praticamente seguiram uma fórmula muito semelhante à de Sally, com aventuras mágicas como trocar de roupa.

1974 – A guerreira mágica

Em 30 de março, a primeira heroína de combate do gênero mahou shoujo, Cutie Honey, apareceu. Embora também inclua muito ecchi, pois o público alvo eram  meninos, ela é relevante em mahou shoujo por ser a primeira a lutar contra o mal, em vez de apenas se divertir ou se envolver em travessuras com sua força. 

tumblr 64db1ed65d7c30a4889a71c689c91001 491dc252 1280
Foto reprodução: Tumblr

A história criada por Go Nagai narra as aventuras de Honey Kisaragi, uma ciborgue equipada com um sistema que permite que ela se disfarce da heroína Cutie Honey, lutando contra uma organização criminosa conhecida como Panther Claw. Ainda a primeira heroína de luta desse tipo, os anos 70 e a maior parte dos anos 80 ainda serão as garotas mais inocentes.

1982 – A princesa mágica Minky Momo

Os anos 80 foram cheios de garotas mágicas com a capacidade de crescer e se tornarem adultas para suas aventuras e missões, e foi Mahou no Princess Minky Momo, que estreou em 18 de março de 1982. 

mahou shoujo
Foto reprodução: TVTime

Este trabalho é propriedade da Ashi Productions, mas nesta década o Studio Pierrot dominou essas produções cheias de garotas assumindo a forma adulta. Em Minky Momo acompanhamos a pequena princesa do mundo de fantasia Fenarinarsa em uma missão para salvar o reino que precisa dos sonhos do mundo humano. 

Para recuperar esses sonhos, Minky ganha a habilidade de se disfarçar em sua versão adulta e em uma ampla variedade de ocupações.

1992 – A estreia de Sailor Moon

Os anos 90 começaram com uma série de garotas mágicas que herdaram a vontade de lutar de Cutie Honey, e seu principal ponto de virada foi Bishoujo Senshi Sailor Moon. 

9 coisas divertidas de sailor moon que voce nao sabe f
Foto reprodução: HQzona

Produzido pela Toei Animation, é considerado uma grande revolução no gênero, que anos antes já corria o risco de focar em garotas lutadoras. A história não precisa ser contada, sendo extremamente popular no Brasil e no mundo, mantendo a fidelidade dos fãs desde a primeira aparição na extinta Manchete.

2011 – Nem todos os mahou shoujo são fofinhos

Quando os fansubs começaram a lançar Capítulo 3 de Madoka Magica, muitos ficaram chocados com a separação do estilo padrão do mahou shoujo. 

Lançado em 6 de janeiro de 2011, o anime desconstruiu o gênero feminino mágico e nos mostrou o lado sujo e malvado de lutar contra o mal e que nem todos os mascotes são bem intencionados – na verdade, pode ser de um psicopata. 

Foto reprodução: IGN Brasil

A batalha das garotas escolhidas para evitar que bruxas, entidades misteriosas e malignas prejudiquem os humanos mergulha a jovem Madoka Kaname em um furacão de terríveis emoções e decepções, onde tudo que brilha e não é fofo, está feito, bom. 

Então vieram outros animes mágicos de garotas onde nada é o que parece, como Yuuki Yuna é uma heroína ou um projeto mágico de garota em ascensão, mostrando que uma roupa fofa não significa que a animação toda será assim.

Sendo assustador, realista ou não, mahou shoujo é incrível por si só

Compartilhe com seus amigos e não deixem de clicar aqui para ver mais sobre os gêneros mais famosos dos animes.

Veja também: Episódios incríveis de Hora de Aventura.

Mangazine

Sua enciclopédia sobre mangás.

Este é um site do Grupo Mediaz