• Início
  • Listas
  • Gêneros de anime | Conheça os 4 principais gêneros dos anime

Gêneros de anime | Conheça os 4 principais gêneros dos anime

isekai cheat magician

Muitas pessoas quando assistem algum anime os coloca nos gêneros de animação que tem aqui no ocidente, mas, no Japão, os gêneros de anime são bem específicos para cada animação que é lançada.

Para tirar as dúvidas de muitos em relação ao tipo de animação que os animes se enquadram, nós do Mangazine separamos os principais gêneros de anime.

Shounen

Quando você pensa em anime, provavelmente pensa em um shounen ou um robô gigante. My Hero Academy, Dragon Ball Z, Slam Dunk – todos grandes animes, embora longos, são todos se enquadram em um dos gêneros de anime, o shounen. 

generos de anime
Foto reprodução: 180Graus

Isso significa literalmente “para homens”, tornando-se mais uma categoria demográfica do que de gênero. Mas, como produto de exportação na era da anime, o termo adquiriu inegáveis ​​conotações de gênero. Quando uma criança adora Bleach e quer ler e consumir mais produtos desse tipo, como a indústria faz com shounen mangá e anime.

Subgêneros do shounen

O anime Shounen tem uma grande variedade de subgêneros: esportes, fantasia, ficção científica e até histórias de terror. Compare algo como Tengen Toppa Gurren Lagann, uma história de robô gigante, com Eyeshield 21, que conta como um time de futebol americano tenta dominar o país. Eles apresentam padrões, histórias e cenários muito diferentes, mas ambos são divertidos e impressionantes. 

O que os une, e todos os shonen anime, é o foco em jovens personagens que muitas vezes buscam ser os melhores, corrigir um passado ruim e/ou proteger aqueles que amam. São histórias apaixonantes e idealistas sobre juventude, ação e coração. Não é à toa que o shounen é um dos gêneros de anime mais popular do mercado.

Shoujo

Sailor Moon, Sakura Cardcaptor, Fruits Basket e Nana podem ter histórias diferentes, mas todas essas séries são da categoria de gêneros de anime shoujo. “Shoujo” é literalmente uma “jovem”, mas foi exportada e distorcida ao longo do tempo para funcionar como um gênero na indústria de anime. 

animes shoujo
Foto reprodução: Estúdio Nerd

Shoujo anime, portanto, difere muito quanto a qual deles pode ser classificado. Sailor Moon é um bom exemplo do que estamos falando, assim como outras histórias mágicas de jovens heroínas em fantasias de contos de fadas que lutam contra o mal com habilidades fantásticas. 

Da mesma forma, Rosa de Versalhes, um drama histórico ambientado nos dias de Maria Antonieta, O Coração de Thomas, uma história de amor entre dois meninos e Ouran High School Host Club, uma comédia escolar.

Subgeneros do shoujo

Mas o que realmente une esses vários subgêneros animados para ser considerado um shoujo? Uma das principais coisas para responder a isso são as histórias que tratam e colocam mais ênfase nos relacionamentos românticos. 

No entanto, esse interesse pelo que conecta as pessoas vai além do amor romântico. Programas como Tokyo Mew Mew e Nana podem envolver triângulos amorosos, casais gostosos e fãs, mas relacionamentos platônicos sempre funcionam nesse gênero, especialmente quando se trata de namoradas. 

Além disso, os padrões visuais do shoujo são surpreendentemente diferentes, com cores mais detalhadas e suaves.

Seinen

Se você não gosta de personagens românticos, heróis adolescentes dando socos com nomes fortes e procurando uma opção mais séria, seja bem-vindo a um dos gêneros de anime mais sombrio e interessante, o Seinen.

09225703402398
Foto reprodução: TecMundo

Tecnicamente, seinen é um “anime para jovens”. Na prática, isso se traduz em uma grande variedade de histórias que podem representar níveis de violência e sexualidade para um público mais adulto, ter histórias com morais mais sombrias e personagens que não são modelos para ninguém. Anime como Black Lagoon e Ghost in the Shell contam histórias de personagens que vivem à margem da sociedade e em um mundo violento.

Essas não são histórias de pessoas que buscam salvar o mundo – na verdade, muitas vezes são sobre pessoas que tentaram, falharam e agora estão vivendo nas ruínas desse sonho. Mas não pense que é tudo triste e sombrio: embora o crime, a ação, o terror psicológico e, particularmente, visões sombrias sobre ficção científica e fantasia estejam frequentemente presentes, a comédia também faz seu caminho no filme.

Isekai

Um dos gêneros de anime mais famosos e queridinho entre os otakus é aquele que aborda em seu enredo o conceito de escapismo. 

O anime Isekai leva esse conceito a outro nível e cria um gênero inteiramente sobre pessoas comuns sendo levadas para mundos de fantasia. Às vezes eles podem trazer algo do nosso mundo, às vezes eles estão familiarizados com os mundos em questão, às vezes eles reencarnam como uma gosma ou um esqueleto gigante bizarro. 

hataraku maou sama 6
Foto reprodução: OtakuBFX

Mas uma coisa é sempre a mesma: o enredo conta como eles eram pessoas comuns em nosso mundo e agora se tornam extraordinários graças ao transporte para uma terra de fantasia.

O mais famoso dos gêneros de anime explodiu por volta de 2010 e todo ano algum anime desse gênero precisa ser lançado. No jogo No Life, Tensei shitara Slime Datta Ken e Re: Zero são bem sucedidos. Mas o anime isekai é algo antigo: Fushigi Yugi, Magic Knights Rayearth e até Chihiro’s Journey do Studio Ghibli fazem parte desse gênero. 

Além disso, nem todas as isekai evoluem de acordo com temas relativamente óbvios. Hataraku Maou-sama!, Por exemplo, é sobre o próprio Satanás, que veio ao nosso mundo e aqui sofre para iniciar uma máquina de batata frita. Isekai, acima de tudo, é sobre observar peixes sem água enquanto eles se acostumam com o novo oceano, e essa é uma suposição fantasticamente flexível.

Gêneros de anime ótimos para quem está começando

Para quem está começando ou para quem já é veterano no mundo dos animes, compartilhem com seus amigos e comentem ai embaixo os gêneros de anime favoritos de vocês. 

Veja também: a história da Marceline.

Mangazine

Sua enciclopédia sobre mangás.

Este é um site do Grupo Mediaz