JoJo’s Bizarre Adventure – JoJo no Kimyou na Bouken

JoJo’s Bizarre Adventure (originalmente JoJo no Kimyou na Bouken) é uma série de mangá japonesa escrita e ilustrada por Hirohiko Araki, que transita entre diversos gêneros nas diversas etapas de sua trajetória, mas é consistentemente uma história de aventura e fantasia com vários elementos sobrenaturais.

A série foi serializada na revista shounen semanal da editora Shueisha – a popular Weekly Shonen Jump – quase ininterruptamente de 1987 a 2004 até ser transferida para a seinen mensal Ultra Jump, da mesma editora, a partir de 2005, onde continua sendo publicada até hoje.

JoJo's Bizarre Adventure – JoJo no Kimyou na Bouken

Sobre JoJo’s Bizarre Adventure

JoJo’s Bizarre Adventure segue uma estrutura semi-antológica dividida em partes, cada uma delas situada em uma época e lugar diferente e com seu próprio elenco de personagens, mas todas conectadas por um overarching plot e temas em comum.

Atualmente, o mangá se encontra em sua oitava parte, chamada JoJolion, que começou a ser serializada em maio de 2011. JoJo’s Bizarre Adventure é, em termos de quantidade de volumes tankobon, o segundo maior mangá publicado pela editora Shueisha, com seus capítulos tendo sido compilados em um total de 127 volumes até abril de 2020.

JoJo’s Bizarre Adventure é uma franquia bastante conhecida devido a seu estilo visual característico com poses extravagantes e ocasionais toques de surrealismo, referências frequentes à música popular e tendências de moda ocidentais, e um criativo sistema de batalha focado em Stands, descritas na trama como manifestações psico-espirituais dos personagens que dão a eles habilidades sobrenaturais.

A História de JoJo’s Bizarre Adventure

Cada uma das partes de JoJo’s Bizarre Adventure é protagonizada por um membro da linhagem Joestar, cujos descendentes podem ser facilmente identificados pela marca de nascença em forma de estrela logo acima da escápula esquerda. Apesar de o protagonista de cada fase da narrativa ter pouca ou nenhuma semelhança com sua contraparte na história anterior, todos eles podem ter seus nomes abreviados para “JoJo“.

As primeiras seis partes são situadas na mesma cronologia e são focadas em desdobramentos do conflito generacional iniciado pela rivalidade entre o JoJo original, Jonathan Joestar, e o vilão Dio Brando. A partir da sétima parte, devido a eventos ocorridos no final da parte 6, a história se passa em um universo alternativo.

JoJo's Bizarre Adventure – JoJo no Kimyou na Bouken

Parte 1: Phantom Blood (Vols. 1–5, 44 capítulos)

Na Inglaterra ao final do Século 19, o jovem Jonathan Joestar conhece seu novo irmão adotivo Dio Brando, que o detesta e planeja usurpar seu posto como herdeiro da família Joestar. Jonathan é atormentado de forma cruel e violenta por Dio logo de início, mas os dois acabaram entrando em trégua anos depois.

Dio, que tramava em segredo para envenenar aos poucos seu pai adotivo George Joestar, tem seu plano frustrado por Jonathan, que desconfiava dele durante todo esse tempo. Acuado e sem ideia do que fazer, Dio abdica da própria humanidade, assassinando George e usando seu sangue para ativar uma antiga Máscara de Pedra que transforma o rapaz em vampiro.

Phantom Blood mistura terror gótico e elementos de romances vitorianos em sua composição, e introduz a arte marcial fictícia Hamon (que significa literalmente “Ondulação”), que permite aos usuários transformar a própria energia corporal em luz solar por meio de respiração controlada.

Aliando-se ao excêntrico mestre italiano do Hamon Will A. Zeppeli e ao ex-trombadinha Robert E. O. Speedwagon, Jonathan parte em uma jornada para usar sua recém-descoberta habilidade contra um Dio enlouquecido, que agora planeja dominar o mundo e precisa ser impedido.

Jonathan consegue derrotar Dio em batalha, mas o que restou do vilão – a cabeça – conseguiu sobreviver, e retornou uma última vez para atormentar seu irmão adotivo em sua própria lua de mel. A história de Phantom Blood se encerra tragicamente, com um Jonathan moribundo se sacrificando para levar Dio consigo às profundezas do oceano onde ele não possa causar mais dor e sofrimento aos outros.

JoJo's Bizarre Adventure – JoJo no Kimyou na Bouken

Parte 2: Battle Tendency (Vols. 5–12, 69 capítulos)

A segunda parte é situada em vários locais na América do Norte e Europa entre os anos de 1938 e 1939. Joseph Joestar, o bem-humorado e impetuoso neto de Jonathan, possui uma afinidade natural para as artes do Hamon e vive em Nova Iorque com sua avó Erina Joestar – que estava grávida ao final de Phantom Blood.

Após um incidente envolvendo Straizo – um antigo aliado de Jonathan que agora estava enlouquecido após se transformar em vampiro – e ouvir falar que Robert Speedwagon morreu enquanto investigava uma excavação relacionada à Máscara de Pedra, Joseph viaja até o México e testemunha o despertar de um Pillar Man, membro de uma raça humanoide que estava por trás da criação da Máscara.

Diferentemente da parte anterior, Battle Tendency é fortemente inspirada nos adventure serials exibidos no início do Século 20 e na trilogia de filmes Indiana Jones, com a trama expansiva situada em vários locais diferentes e uma atmosfera geralmente mais leve.

Quando três outros Pillar Men despertam em Roma em busca da lendária Pedra Vermelha de Aja, cujos poderes seriam capazes de transformá-los em formas de vida supremas, Joseph e seu rival e aliado Caesar Zeppeli, neto do aliado de Jonathan na parte anterior, treinam suas habilidades no Hamon com o objetivo de se tornarem fortes o bastante para fazer frente a essas ameaçadoras criaturas.

A mentora da dupla é Lisa Lisa, uma bela mulher que parece muito mais jovem do que realmente é devido ao uso do Hamon ter desacelerado seu envelhecimento, e que por acaso também é a portadora da Pedra Vermelha de Aja.

JoJo's Bizarre Adventure – JoJo no Kimyou na Bouken

Parte 3: Stardust Crusaders (Vols. 13–28, 152 capítulos)

Stardust Crusaders foi concebido como um clímax para toda a história de JoJo’s Bizarre Adventure até aquele ponto, trazendo de volta elementos de ambas as partes anteriores para resolver de forma definitiva o conflito que fora originado em Phantom Blood. Essa parte também introduz o conceito das Stands, que se tornariam uma adição permanente à série graças à sua popularidade e à versatilidade do sistema de batalha que as acompanha.

Em 1989, o delinquente colegial Jotaro Kujo coloca a si mesmo na prisão pois acredita estar possuído por um espírito maligno. Sua mãe Holly (que prefere ser chamada de Seiko) chama o pai dela, Joseph Joestar, para dar um bom puxão de orelha no rapaz.

Com a ajuda de seu aliado, o cartomante egípcio Mohammed Avdol, Joseph “convence” o neto a sair da cela e revela que o “espírito maligno” é, na verdade, uma habilidade sobrenatural conhecida como Stand, que consiste em uma manifestação física da alma do usuário e recebe esse nome porque ela normalmente se mantém de pé ao lado da pessoa.

Jotaro logo aprende que esse fenômeno passou a afetar toda a sua família devido ao ressurgimento de Dio Brando (agora chamado apenas de DIO), que remendou a própria cabeça ao corpo decapitado de Jonathan Joestar para sobreviver durante cem anos nas profundezas do oceano.

Após frustrar um atentado contra sua vida cometido pelo aluno transferido Noriaki Kakyoin, que estava tomado pela influência de DIO, Jotaro e seu avô descobrem que Holly está morrendo devido à própria Stand. Jotaro decide então partir em busca de DIO, e Joseph lidera ele, Avdol, e Kakyoin – que recobrara a consciência e jura fazer o vilão pagar por isso – em uma viagem ao Egito.

Com apenas cinquenta dias para chegar ao Cairo e derrotar DIO antes que Holly morra devido à sua aflição, os heróis travam uma corrida contra o tempo pontuada por inúmeras batalhas contra outros usuários de Stand que o diabólico vampiro recrutou para assassiná-los.

Ao longo da jornada, o grupo ganha novos aliados na forma de Jean-Pierre Polnareff, um espadachim francês que está à procura do assassino de sua irmã, e Iggy, um Boston Terrier mal-humorado que aparentemente gosta de chicletes sabor café. Agora com um total de seis membros, o improvável bando de viajantes não aceitará ser impedido em sua cruzada para destruir DIO de uma vez por toda.

JoJo's Bizarre Adventure – JoJo no Kimyou na Bouken

Parte 4: Diamond Is Unbreakable (Vols. 29–47, 174 caps.)

A quarta fase da série JoJo’s Bizarre Adventure foi uma drástica mudança de rumo em questão de estética e narrativa. Ao contrário da “trilogia” que veio logo antes, que apresentava aventuras épicas ambientadas em diversos lugares, Diamond Is Unbreakable buscou forte inspiração no seriado Twin Peaks (1990-1991), bastante popular na época, para criar uma história que combina elementos de suspense psicológico e slice-of-life.

O ano é 1999. Agora um biólogo marinho, Jotaro Kujo vai à cidade japonesa fictícia de Morioh para conversar com o adolescente Josuke Higashikata a respeito de duas coisas: contar ao rapaz que ele é na verdade filho bastardo de Joseph Joestar, tendo agora acesso à herança da família; e avisá-lo que a cidade está se tornando infestada de usuários de Stand, graças a misteriosos Arco e Flecha que conferem Stands àqueles que forem atingidos pela ponta dourada da flecha e sobreviverem.

Após Josuke se vingar brutalmente de um usuário de Stand maníaco que assassina seu avô, ele concorda em ajudar Jotaro a caçar o portador do Arco e Flecha, Akira Otoishi. O par ganha aliados na forma de Koichi Hirose, que sobrevive a um tiro da Flecha; Okuyasu Nijimura, cujo irmão Keicho estava com a Flecha até ela ser roubada; Rohan Kishibe, um mangaká famoso; e o já idoso Joseph Joestar.

Ao longo do caminho, os membros do grupo travam batalhas contra vários dos recém-despertados usuários de Stand ao redor de Morioh, que incluem vários colegas da escola onde Josuke, Koichi e Okuyasu estudam. Enquanto isso, um cruel serial killer vive à espreita em Morioh sem ser notado, e uma tragédia coloca os heróis em rota de colisão com essa ardilosa ameaça.

JoJo's Bizarre Adventure – JoJo no Kimyou na Bouken

Em desenvolvimento…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mangazine

Sua enciclopédia sobre mangás.

Este é um site do Grupo Mediaz