Mob Psycho 100

Mob psycho 100

Mob Psycho 100 (Em japonês: モブサイコ100, que pode ser transliterado como Mobu Saiko Hyaku, cuja tradução literal é Mob Psíquico 100) é uma série de mangá japonesa, escrita e ilustrada por ONE. Ela pode ser classificada como uma comédia, ação e fantasia sobrenatural.

A série foi publicada pela primeira vez no site Ura Sunday, da editora Shogakukan em abril de 2012, e foi concluído em dezembro de 2017. O mangá também está disponível no aplicativo móvel da editora, o MangaONE, desde dezembro de 2014.

A franquia Mob Psycho 100 conta também com algumas adaptações em outras mídias. O anime, produzido pelo estúdio Bones, possui duas temporadas. Além disso, uma adaptação em live-action foi transmitida no Japão entre janeiro e abril de 2018. O mangá de Mob Psycho 100 venceu o 62º prêmio Shogakukan Manga Award na categoria shounen

mob-psycho-100-season-3-release-date-did-one-punch-man-reigen-creator-one-leave-room-for-a-third-season-with-the-mob-psycho-100-mangas-ending-anime-spoilers-1_8554229

Sobre Mob Psycho 100 – Sinopse

Mob Psycho 100 conta a história de Shigeo Kageyama, um estudante aparentemente comum, ao ponto de ser apelidado de Mob (Em japonês, mob significa literalmente um personagem de fundo, sem importância) por causa de sua falta de presença. Apesar de parecer uma pessoa sem mais nada de interessante, a aparência comum de Mob esconde o fato de que ele é um poderoso esper, capaz de manipular imenso poder psíquico.

Por medo de perder o controle de seu poder, Mob vive constantemente em uma prisão emocional, uma vez que perder o controle de seus sentimentos o faz liberar seu poder sem controle. Para evitar que isso aconteça e aprender a controlar os seus poderes, Mob trabalha como assistente do simpático, porém farsante, Reigen Arataka, um autoproclamado médium.

maxresdefault_8604188

Mob faz tudo para viver uma vida comum assim como os outros ao seu redor, mas vive se envolvendo com diversas confusões sobrenaturais. Com suas emoções suprimidas crescendo dentro dele pouco a pouco, o seu poder ameaça ultrapassar os seus limites enquanto ele enfrenta diversas ameaças, como espíritos, assombrações e até mesmo outros Espers.

Mídias de Mob Psycho 100

A franquia Mob Psycho 100 estreou como uma webcomic escrita e ilustrada pelo mangaká ONE, conhecido por também ter criado a série One Punch Man, em abril de 2012. A série possui também um mangá spin-off focado em Reigen, lançado em 2018. Mob Pyscho 100 ganhou uma adaptação em anime criada pelo estúdio Bones e conta também com uma adaptação em live action que estreou no Japão em 2018.

Os mangás

A webcomic foi criada pelo mangaká ONE e começou a ser publicada em 12 de abril de 2012 no site Ura Sunday, da editora Shogakukan. O mangá também foi disponibilizado no aplicativo móvel da editora, o MangaONE, desde dezembro de 2014. A Shogakukan publicou a série também em sua versão encadernada com 16 volumes, que foram publicados entre novembro de 2012 e julho de 2018. O mangá foi encerrado em dezembro de 2017.

a1zevrlsanl_2356425

Na América do Norte, o mangá é publicado desde outubro de 2018 pela Dark Horse Comics. Já no Brasil, sua versão física é distribuída pela Panini Comics.

Em março de 2018, uma série spin-off intitulada Reigen: O Homem Com O Nível Máximo de Espiritualidade em 131 (Em japonês: REIGEN ~霊級値MAX131の男~, transliterado como Reigen: Reikyuuchi Max 131 no Otoko) começou a ser publicada no website Ura Sunday. O mangá, também criado e ilustrado por ONE, foca no personagem Reigen Arataka, o farsante mentor de Mob.

tumblr_pm7xqbv4rt1xnnlv0o1_1280_3186020

Nessa série, é contado o dia-a-dia de Reigen em seu escritório de aconselhamento sobre espíritos, mostrando os “brilhantes” conselhos que ele dá a seus clientes. O mangá será publicado também na América do Norte pela Dark Horse Comics. No Brasil, não existe previsão para seu lançamento.

O anime

A franquia Mob Psycho 100 teve sua primeira adaptação em anime anunciada no dia 2 de dezembro de 2015 pela revista shounen Ura Sunday. A adaptação foi produzida pelo estúdio Bones e dirigita por Yuzuru Tachikawa. Hiroshi Seko criou os roteiros, o design de personagens foi criado por Yoshimichi Kameda e Kenji Kawai compôs a trilha sonora da série.

A primeira temporada do anime foi transmitida entre os dias 12 de julho de 2016 e 27 de setembro de 2016 no canal japonês Tokyo MX. O anime foi transmitido ainda nos canais ytv, BS Fuji e na TV Asahi Channel 1. A música de abertura, intitulada “99” foi interpretada pelo grupo Mob Choir e o tema de encerramento, intitulado “Refrain Boy” (リフレインボーイ, Rifurein Bōi) foi interpretado por ALL OFF.

Na América do Norte, a versão legendada foi transmitida simultâneamente pela Crunchyroll, enquanto a Funimation transmitiu a versão dublada. No Brasil e em Portugual, a Crunchyroll disponibiliza a primeira e a segunda temporada tanto em sua versão dublada quanto legendada. A dublagem brasileira foi produzida pelo estúdio Unidub. A primeira temporada foi transmitida ainda pelo canal Rede Brasil entre julho de 2016 e setembro de 2016.

Em 2017, após uma exibição de três filmes do estúdio Bones, as pessoas presentes afirmaram que representantes do estúdio disseram que outra teporada de Mob Psycho 100 estava sendo produzida. Em outubro desse ano, um OVA chamado Mob Psycho 100 Reigen – O Médium Desconhecido Milagroso – (モブサイコ100 REIGEN ~知られざる奇跡の霊能力者~, Mob Psycho 100 Reigen -Shirarezaru Kiseki Reinōryokusha-) foi anunciado. Trata-se de uma compilação da primeira temporada em 60 minutos, com novas cenas focando em Arataka Reigen.

maxresdefault_6654190

Esse OVA foi transmitido duas vezes no Anfiteatro Maihama na cidade de Chiba, em 18 de março de 2018, e lançado posteriormente em blu-ray e DVD. Ao fim do evento, a segunda temporada do anime foi anunciada oficialmente, com o mesmo elenco e equipe de produção. Mob Pyscho 100 II foi transmitido entre 7 de janeiro e 1º de abril de 2019, com transmissão simultânea na Crunchyroll.

Após o fim da segunda temporada, um novo OVA foi anunciado, com Yuzuru Tachikawa dirigindo-o mais uma vez. A animação, intitulada Mob Psycho 100: A Primeira Viagem de Empresa do Escritório de Aconselhamento Sobre Espíritos e Coisa e Tal ~Uma Viagem de Cura Que Aquece o Coração~ foi lançado em 25 de setembro de 2019. Essa produção teve uma pré-estreia mundial em 1º de setembro de 2019 na Crunchyroll Expo 2019.

A adaptação em live action

Em 2018, a franquia Mob Psycho 100 ganhou uma adaptação em live action na forma de um dorama de 12 episódios. A produção foi exibida na TV Tokyo entre os dias 18 de janeiro e 5 de abril de 2018. No ocidente, a série é distribuída pela Netflix.

mob-psycho-100-p01_8729850

Na série, Mob é interpretado por Tatsuomi Hamada, Reigen Arakata é interpretado pelo ator Kazuki Namioka e Yuki Yoda, membro do grupo idol Nogizaka46, interpreta a personagem Tsubomi. A série foi dirigida por Koichi Sakamoto e produzida por Fuminori Kobayashi.

Recepção

Em julho de 2016, Mob Pyscho 100 possuía mais de 1,2 milhões de cópias em circulação. Em 2017, o mangá venceu o 62º prêmio Shogakukan Manga Award na categoria shounen como melhor mangá.

Em novembro de 2019, o portal de entretenimento Polygon citou Mob Pyscho 100 como um dos melhores animes da última década. A Crunchyroll também classificou a animação como um dos 25 melhores animes da década de 2010. Além disso, o portal IGN também colocou o anime em uma lista de melhores animes da década, posicionando-o no Top 100.

O site especializado Anime News Network citou a primeira temporada de Mob Psycho 100 como o melhor anime do ano de 2016. O site elogiou o estilo visual inovador da série, além da história dos personagens e os conceitos de heroísmo e sociedade apresentados na obra de ONE e presente também em seu outro trabalho, One Punch Man. A história foi elogiada como um grande exemplo de um conto de amadurecimento, além de por sua boa trilha sonora e animação.

Mangazine

Sua enciclopédia sobre mangás.

Este é um site do Grupo Mediaz