• Início
  • Artigo
  • Banana Fish | Ash morreu? Veja o motivo da autora de ter deixado o mesmo final na adaptação de 2018

Banana Fish | Ash morreu? Veja o motivo da autora de ter deixado o mesmo final na adaptação de 2018

63112854ca026db2b434f9827856b6acd183a4c118b1e28840a3e70394f994ff. SX1080

Banana Fish é um anime do gênero ação que foi lançado em 2018 pelo Estúdio MAPPA. Todas as pessoas que assistiram ao anime podem confirmar com certeza que foi uma animação que pegou a todos de surpresa com sua segunda metade.

banana fish
Foto reprodução: Banana Fish Wikia

Mesmo após quase três anos de seu lançamento, ainda não sabemos de fato se o tão querido Ash Lynx realmente morreu ou conseguiu viver uma vida com Eiji. 

Esse artigo todo é um grande spoiler, então se não assistiu ou terminou o anime, recomendamos não seguir a partir daqui. Mas, se é um grande curioso, está por sua conta e risco.

Um pouco sobre a história do anime

Banana Fish se passa no ano de 2018 (diferente do mangá que é nos anos 80)  em Nova Iorque, vemos sobre a vida do atleta Eiji que, após uma lesão na perna, havia ficado deprimido por não poder voltar ao que ama. Por conta disso, seu amigo e chefe, um fotógrafo, resolveu levá-lo para os Estados Unidos; respirar novos ares e tentar alegrar o garoto um pouco. Essa é a parte menos caótica de todo o anime.

banana fish
Foto reprodução: Anime Trending

Do outro lado da história, conhecemos Ash Lynx; um rapaz de 17 anos que era bastante conhecido pelos becos da cidade e era líder de uma gangue um pouco poderosa. Após descobrir sobre uma droga chamada “banana fish”, o garoto resolve investigar o que ela é para tentar descobrir o que fez seu irmão ficar louco após servir o exército.

banana fish
Foto reprodução: Tumblr

Logo no primeiro episódio Eiji e Ash acabam se encontrando e toda a história do anime começa a desenrolar.

A triste e traumática história do Ash

Conforme os episódios vão passando, vamos percebendo que a vida do Ash é bem sofrida, principalmente por ele viver dentro da violência crua que existe nos cantos mais escuros de Nova Iorque.

banana fish
Foto reprodução: Tumblr

Todo o sofrimento começa no momento em Skip, um garotinho que era integrante da gangue de Ash, é baleado no lugar dele. A dor da perda é tão profunda que é visível nos olhos do protagonista; podemos sentir ela também, enquanto o jovem menino desfalece aos olhos dele.

9edbc3836dcf30673e5800153c10dc69
Foto reprodução: Pinterest

A partir desse momento já temos uma parcela de todo o sofrimento, perdas e lágrimas que estão por vir nos próximos episódios.

Mas voltando ao passado do rapaz, em um episódio vemos que, quando o mesmo era apenas uma criança, ele havia sido sequestrado por um dos integrantes da máfia do Dino Golzine e levado para o lugar onde eles faziam o tráfico e abuso das crianças. E foi lá que o jovem Aslan (que depois recebeu o nome Ash Lynx por ser cuidado e delicado nos ataques, assim como um lince) até os dias atuais do anime.

bananafish11 1
Foto reprodução: ptAnime

Podemos ver em todos os episódios de Banana Fish que a vida de Ash é tão miserável que pensar na possível morte dele seria nada mais que um descanso merecido ao rapaz.

Em um dos momentos mais tensos da primeira parte do anime, o protagonista vê seu melhor amigo, o Shorter, ser drogado com a banana fish e enlouquecer diante de seus olhos. Para piorar ainda mais a cena, Eiji (quem o Ash já tinha muito carinho) estava lá e ele tinha apenas duas escolhas: matar o melhor amigo ou deixar que Shorter matasse uma das pessoas mais importantes para ele, de qualquer forma ele perderia uma parte da própria alma.

banana fish
Foto reprodução: Tumblr

Quando a Jennifer, esposa do Max Lobo, é atacada em um dos episódios, ela diz para Ash que demorou seis meses para poder sair da cama. Nesse momento ele fala para a mulher que ele sempre se forçou a levantar e lutar. A cena e a frase de Ash deixam o ar do episódio ainda mais pesado e sofrido.

Os momento felizes entre ele e Eiji

Mesmo que a maioria dos episódios de Banana Fish fossem pura tensão e sofrimento, ainda tinham momentos em que Ash e Eiji eram um casal bem fofo e feliz. Como quando o japonês teve que cuidar de uma versão dorminhoca e preguiçosa do Ash, obrigando o rapaz a manter os olhos abertos para comer e se limpar.

banana fish
Foto reprodução: YouTube

Esse, e outros muitos do anime, foram momentos em que pudemos ver a felicidade no rosto de Ash, mesmo que ele ainda estivesse envolto em tanta escuridão. 

Ash morreu para, finalmente, ter paz

A decisão sobre o final de Banana Fish que Akimi Yoshida, a mangaká que criou toda a história, foi um tanto quanto sensata. Ela tinha a opção de manter Ash vivo, mas ele havia sofrido tanto e estava tão submerso em dor e sofrimento que, manter ele vivo apenas para formar casal com Eiji, era um tanto quanto egoísta. 

Banana fish
Foto reprodução: Pinterest

Fazer com que ele finalmente descansasse, foi como tirar todo o fardo do rapaz. Tanto que ele morreu sorrindo, como se soubesse que toda a dor iria embora.

Antes de finalizar o artigo

Acesse o Mangazine e o Desanimado para ficar por dentro do mundo das animações. Também compartilhe com seus amigos que já assistiram Banana Fish para relembrar o sofrimento do jovem Linx.

A carta de Eiji para Ash

Para finalizar todo nosso artigo de Banana Fish e já ter respondido a pergunta sobre o fim de Ash, temos a carta que o rapaz leu antes de morrer (um dos motivos para ter morrido com um sorriso no rosto).

Banana Fish
Foto reprodução: Bateszi Anime Blog

Ash. Estou muito preocupado pois não consegui te ver e saber se você está bem.

Você disse que vivemos em mundos diferentes. Mas isso é verdade? Nós podemos ter diferentes cores de pele e olhos. Nascemos em países diferentes. Mas nós somos amigos. Isso não é o suficiente?

Estou muito feliz por ter vindo para a América. Conheci várias pessoas. E mais do que tudo, eu conheci você!

Banana Fish 11 2 1
Foto reprodução: Anime21

Você me perguntava sempre se você me assustava, mas eu nunca senti medo de você, nenhuma vez.

Na verdade eu sempre senti que você está ferido, muito mais do que eu – que seu espírito está ferido.

Eu sei que você é mais esperto, maior e mais forte do que eu. Mas sempre senti que deveria te proteger. Engraçado, não acha? Eu queria protegê-lo de seu futuro. Do destino que faz você se afastar, cada vez mais longe.

Você não está sozinho, Ash. Eu estou com você. Minha alma está sempre com você.

Adeus, América. Adeus, Nova York, mas não vou dizer adeus para você… Ash.

Porque isto não é um adeus, Ash.

banana fish
Foto reprodução: Pinterest

Eu sei que nos encontraremos novamente, porque você é meu melhor amigo, Ash.

Mangazine

Sua enciclopédia sobre mangás.

Este é um site do Grupo Mediaz