Sword Art Online

Sword Art Online é uma série japonesa de light novels escrita por Reki Kawahara e ilustrada por abec, pertencente aos gêneros isekai, ficção científica e fantasia.

Originalmente serializada como uma web novel publicada por Kawahara em seu próprio website entre 2002 e 2008, Sword Art Online se tornou uma franquia multimídia após ser publicada como light novel pela editora ASCII Media Works sob a imprint Dengeki Bunko. A publicação teve início no ano de 2009 e continua de forma consistente até os dias de hoje.

Sword Art Online

Sobre Sword Art Online — Premissa e Resumo do Enredo

A série é ambientada em um futuro próximo, onde jogos MMO (Massively Multiplayer Online) de diversos gêneros são ambientados em vastos mundos de realidade virtual. O jogo que dá nome à franquia, Sword Art Online (SAO), é um MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Game) ambientado no mundo de Aincrad, que também é palco para a história do primeiro arco da série.

O sucesso das light novels e da subsequente adaptação animada lançada em 2012 é comumente apontado como o principal responsável pela explosão dos isekais na década de 2010, especialmente na primeira metade desse período. Na mesma época houve o surgimento de franquias como Re:Zero, KonoSuba, That Time I Got Reincarnated as a Slime, Tate no Yuusha, Overlord e No Game No Life, todas elas situadas em mundos de fantasia que operam sob uma lógica semelhante a jogos de RPG.

A História de Sword Art Online

Toda a trama de Sword Art Online gira em torno dos protagonistas Kazuto “Kirito” Kirigaya e Asuna Yuuki, que vivem aventuras em diversos jogos online acessados através do dispositivo de realidade virtual NerveGear, que coloca seus usuários em um estado de sono profundo no mundo real.

Sword Art Online

Parte 1: Sword Art Online

O primeiro arco da série é focado no jogo homônimo Sword Art Online, que foi lançado junto ao NerveGear. Em 6 de Novembroo, o tão-aguardado dia em que as atividades de SAO são iniciadas, 10.000 usuários fazem log in no servidor pela primeira vez e, pouco tempo depois, descobrem que ficaram presos no jogo.

Akihiko Kayaba, criador do jogo e principal antagonista dessa fase, surge diante dos jogadores e os desafia a derrotar as ameaças presentes ao longo dos 100 andares do castelo de Aincrad se quiserem voltar ao mundo real. Além disso, Kayaba diz que quem morrer dentro do jogo ou tentar retirar o NerveGear à força morrerá instantaneamente na vida real.

Kirito é introduzido como um dos 1.000 beta testers originais de Sword Art Online dotado de uma capacidade de burlar regras do jogo, que dá a ele o apelido de “beater” (uma combinação entre os termos beta tester e cheater) e provoca hostilidade por parte dos demais jogadores. Conforme progride no jogo, Kirito conhece a garota Asuna e desenvolve um relacionamento com ela, que culmina em um casamento dos dois dentro do jogo.

Os protagonistas eventualmente descobrem que o vilão Kayaba estava infiltrado entre os jogadores como o personagem Heathcliff, líder da guilda da qual Asuna faz parte. Ao derrotar Kayaba em uma batalha, Kirito liberta a si próprio e aos demais jogadores, e retorna ao mundo real.

Sword Art Online

Parte 2: Alfheim Online

O segundo arco de Sword Art Online começa quando Kazuto, pouco tempo após retornar ao mundo real, descobre que trezentos jogadores de SAO, incluindo sua amiga e interesse amoroso Asuna, foram incapazes de voltar ao mundo real e permanecem em coma induzido pela NerveGear.

Quando vai ao hospital ver Asuna, Kazuto encontra o pai dela, Shouzou Yuuki, que está conversando com um de seus sócios chamado Nobuyuki Sugou que diz respeito a uma decisão que Shouzou deve tomar. Sugou revela que tal decisão é na verdade o casamento entre ele e Asuna, enfurecendo Kazuto.

Vários meses depois, Kazuto recebe uma mensagem de Agil, um dos outros sobreviventes de SAO, que diz que uma pessoa muito parecida com Asuna foi avistada dentro de Alfheim Online (ALO), outro MMORPG que funciona na mesma estrutura do NerveGear, e decide tornar-se Kirito novamente e se conectar a outro universo virtual para salvar a garota que ele ama.

Auxiliado dentro do jogo por sua prima Suguha “Leafa” Kirigaya e pela fada-guia Yui — originalmente uma inteligência artificial de SAO —, Kirito rapidamente descobre que os jogadores presos em ALO foram na realidade propositalmente impedidos de acordar, como parte de um plano de Sugou para realizar experimentos ilegais nos cérebros deles.

O objetivo desses experimentos é duplo: criar o método perfeito de controle mental, a fim de vendê-lo clandestinamente para empresas interessadas; e dominar a mente de Asuna, com quem Sugou quer se casar após o retorno dela ao mundo real, para posteriormente assumir o controle da corporação da família Yuuki.

Kirito eventualmente interrompe a operação de Sugou e resgata os 300 jogadores que não conseguiram escapar de SAO da primeira vez. Antes de se desconectar de ALO para finalmente encontrar Asuna no mundo real, ele encontra Kayaba, que havia sacrificado a própria vida ao fazer um upload de sua consciência para a Internet através de um protótipo destrutivamente poderoso do NerveGear. Kayaba confia ao rapaz sua última criação, que se chama “A Semente” – um programa de gestão de pacotes projetado para a criação de mundos virtuais.

No mundo real, Kazuto eventualmente se reune com Asuna, e A Semente é publicada gratuitamente na Internet. Aincrad, o mundo virtual onde o Sword Art Online original se situava, é revivido, e inúmeros MMORPGs de realidade virtual começam a prosperar graças ao fato de que, agora, todos têm as ferramentas para criar seus próprios mundos.

Sword Art Online

Parte 3: Gun Gale Online (Sword Art Online II)

Um ano após os eventos em SAO, a pedido de um oficial do governo que está investigando episódios bizarros nos ambientes de realidade virtual, Kazuto aceita um trabalho para investigar uma série de assassinatos envolvendo outro VRMMORPG chamado Gun Gale Online (GGO), o AmuSphere (sucessor do dispositivo NerveGear), e um misterioso jogador Death Gun.

Auxiliado por uma jogadora chamada Shino “Sinon” Asada, Kirito então participa de um torneio de pistoleiros chamado Bullet of Bullets (BoB) e descobre a verdade por trás dos assassinatos, que se originaram com um jogador que participava de uma guilda de player killers em SAO. Através dos esforços dele e de Sinon, dois suspeitos são capturados, mas o terceiro deles, Johnny Black, consegue escapar.

Parte 4: Alicization

O arco atual de Sword Art Online se inicia pouco tempo após os eventos no jogo GGO, continuando a história de Kazuto em sua busca pelo criminoso Johnny Black através de vários mundos virtuais.

Kazuto é recrutado para testar uma máquina experimental de FullDive chamada Soul Translator (STL), que possui uma interface muito mais realista e complexa que o dispositivo onde ele jogara anteriormente. Tais testes têm o objetivo de desenvolver uma inteligência artificial para a organização RATH, que trabalha com pesquisa e desenvolvimento sob o Ministério da Defesa japonês. Essa inteligência artificial se chama A.L.I.C.E.

Ao testar o STL, ele entra em um mundo virtual criado com A Semente que se chama UnderWorld (UW). Dentro do UW, o tempo flui milhares de vezes mais rápido que no mundo real, e as memórias de Kirito sobre as coisas que acontecem lá não acompanham Kazuto de volta quando ele acorda. Quando Johnny Black fere Kazuto com cloreto de suxametônio, a RATH resgata o rapaz e o coloca de volta no STL para preservar sua mente enquanto tentam salvá-lo.

Durante sua estadia no UnderWorld, Kirito faz amizade com Eugeo, um carpinteiro no vilarejo de Rulid, e o ajuda em uma jornada para salvar sua amiga Alice Zuberg, que fora levada por um grupo de guerreiros altamente habilidosos conhecido como os Integrity Knights após acidentalmente quebrar uma regra da Igreja Axiom, os líderes do império humano.

Kirito e Eugeo, ao longo de sua jornada, acabam descobrindo os segredos da Igreja Axiom, liderada por uma mulher conhecida como A Pontífice, e o verdadeiro propósito do UnderWorld em si. Enquanto isso, sem que os heróis saibam, uma guerra contra o Território Sombrio se aproxima no horizonte. No mundo real, o conflito escala à medida que um grupo desconhecido invade as instalações da RATH e tenta tomar A.L.I.C.E. para fins igualmente misteriosos.

Sword Art Online

Sword Art Online Como Franquia Multimídia

Em desenvolvimento…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mangazine

Sua enciclopédia sobre mangás.

Este é um site do Grupo Mediaz