• Início
  • Notícias
  • Tate no Yuusha no Nariagari — The Rising of the Shield Hero

Tate no Yuusha no Nariagari — The Rising of the Shield Hero

Tate no yuusha no nariagari — the rising of the shield hero

Tate no Yuusha no Nariagari, conhecida no ocidente como The Rising of the Shield Hero ou simplesmente Tate no Yuusha, é uma série japonesa de light novels escrita por Aneko Yusagi e pertencente aos gêneros de isekai e fantasia.

Originalmente serializada como web novels no portal Shōsetsuka ni Narō entre 2012 e 2015, Tate no Yuusha foi adquirida em 2013 pela editora Media Factory, onde a história foi recriada pelo autor em forma de light novels com um enredo expandido e ilustrações de Seira Minami. As light novels têm 22 volumes até o momento, e continuam sendo publicadas.

Tate no yuusha no nariagari — the rising of the shield hero

Sobre Tate no Yuusha — Premissa e Sinopse

A ambientação de Tate no Yuusha não é muito diferente de outras obras isekai originalmente lançadas na primeira metade da década de 2010: como muitas outras narrativas que compunham o movimento iniciado por Sword Art Online, Tate no Yuusha é situado em um universo alternativo inspirado pelo gênero high fantasy que incorpora elementos presentes em jogos do gênero MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Game).

No entanto, uma particularidade presente em Tate no Yuusha que também pode ser vista em obras como Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu e Hai to Gensou no Grimgar é a interpretação cínica da ambientação e dos conceitos associados à mesma, abandonando o aspecto de power fantasy geralmente visto no subgênero isekai.

Tate no yuusha no nariagari — the rising of the shield hero

Sinopse do Enredo

Naofumi Iwatani, um despreocupado jovem japonês, é repentinamente invocado para um mundo paralelo junto a outros rapazes, todos vindos de versões alternativas da Terra com o objetivo de se tornarem os Heróis Cardeais deste mundo e lutar contra hordas de monstros interdimensionais conhecidas como Ondas.

Cada um dos heróis é presenteado com seu próprio equipamento lendário no momento de sua invocação. Naofumi por recebe o Escudo Lendário, a única peça de equipamento defensiva, enquanto os demais heróis ganham uma espada, uma lança e um arco, armas destinadas ao ataque.

Ao contrário dos outros heróis que recebem completo apoio do reino, junto a diversos fortes aliados para cada um, a sorte de Naofumi vai de mal a pior quando sua única companheira — revelada como a princesa desse reino — o trai, rouba todos os seus pertences e o deixa completamente isolado após falsamente acusá-lo de assédio sexual. Escarnecido pela nobreza e enxotado por todos, desde seus colegas heróicos até os aldeões, o agora cínico Naofumi é forçado a treinar como um herói solitário enquanto trabalha para fazer face às despesas.

Naofumi consegue seus primeiros companheiros ao comprá-los de um vendedor de escravos: uma jovem garota tanuki demi-humana chamada Raphtalia, e um ovo que choca para se tornar uma ave-monstro à qual Naofumi dá o nome de Filo. Ambas rapidamente crescem até a idade adulta, se tornando poderosas guerreiras sob a tutela de Naofumi.

Tate no yuusha no nariagari — the rising of the shield hero

À medida que eles, de pouco em pouco, ganham a confiança e a gratidão do povo graças aos seus feitos heróicos, Naofumi e suas companheiras trabalham juntos para prosseguir em sua missão como os salvadores do mundo ao passo em que desvendam o mistério das Ondas e Naofumi lida com a escuridão que vem crescendo dentro de si.

As mídias de Tate No Yuusha

Assim como foi o caso da comédia KonoSuba, a franquia multimídia de Tate No Yuusha foi iniciada a partir de uma web novel distribuída através do portal de conteúdo gratuito Shōsetsuka ni Narō. O sucesso dessa obra original motivou a aquisição dos direitos de publicação pela editora Media Factory em 2013, mas a web novel continuou a ser publicada gratuitamente até 2015.

A série de light novels

O enredo de Tate No Yuusha foi re-escrito e expandido para a publicação em forma de light novel, com ilustrações de Seira Minami. Dos vinte e dois volumes lançados a partir de 22 de agosto de 2013, o mais recente é datado de 25 de junho de 2019, mas a série ainda está em desenvolvimento.

O spin-off Yari no Yuusha no Yarinaoshi (que oficialmente leva o título em de The Reprise of the Spear Hero, ou “O Retorno do Herói da Lança”), concebido como uma continuação da web novel original com foco no personagem Motoyasu Kitamura — o titular Herói da Lança, vem sendo publicado online pela Media Factory desde 25 de setembro de 2017. O spin-off também é uma colaboração entre Yusagi e Minami.

Mangás

A série de light novels foi adaptada para uma série em mangá por Aiya Kyu e publicada pela Media Factory a partir de 5 de fevereiro de 2014, com dezesseis volumes tankobon lançados até o momento, sendo o volume mais recente publicado no dia 20 de julho de 2020.

Em entrevista ao portal Monsters & Critics, o mangaká responsável pela adaptação disse que “o departamento editorial da Comic Flapper (revista mensal de mangás seinen da editora Media Factory) me contou sobre essa oportunidade, e eu alegremente a aceitei”.

A história spin-off Yari no Yuusha no Yarinaoshi também vem sendo publicada no formato mangá desde o dia 22 de dezembro de 2017 tanto online quanto em volumes tankobon, sem ser serializada na mesma revista que o mangá principal. A adaptação do spin-off também é de autoria de Kyu, com seis volumes lançados até o momento.

Um spin-off de comédia no formato yonkoma (mangá composto por esquetes de quatro painéis) chamado Tate no Yūsha no to Aru 1-Nichi (oficialmente traduzido para A Day in the Life of the Shield Hero, ou “Um Dia na Vida do Herói do Escudo”) foi lançado como parte da 61ª edição da revista Kadokawa Dengeki Daioh G. O spin-off é ilustrado por Akagashi.

Tate no yuusha no nariagari — the rising of the shield hero

O Anime

Uma adaptação animada para Tate no Yuusha foi anunciada em junho de 2017, com o estúdio de animação Kinema Citrus (conhecido por Made in Abyss) encarregado da produção e Takao Abo assumindo o posto de diretor.

Keigo Koyanagi é responsável pela composição da série, que tem designs de personagens por Masahiro Suwa e trilha sonora composta pelo britânico Kevin Penking, que também trabalhou com o Kinema Citrus em Made in Abyss. A série foi ao ar entre 9 de janeiro e 26 de junho de 2019, com seus 25 episódios sendo exibidos em diversas emissoras japonesas incluindo AT-X.

O primeiro tema de abertura do anime de Tate no Yuusha é a canção “RISE”, interpretada pela boy band MADKID, enquanto o primeiro encerramento é “Kimi no Namae”, cantado por Chiai Fujikawa. A abertura para a segunda metade da série é “FAITH”, também da MADKID, enquanto o encerramento dessa porção é “While I’m Next to You” (ou “Atashi ga Tonari ni Iru Uchi ni“), também por Fujikawa. Para o episódio 4, a dubladora Asami Seto canta uma insert song chamada “Falling Through Starlight” como sua personagem Raphtalia.

Os serviços de streaming Crunchyroll e Funimation ambos transmitiram Tate no Yuusha no ocidente como parte de uma parceria, exibindo tanto a versão original em japonês quanto a dublagem em inglês ao mesmo tempo. A Funimation começou a exibir a dublagem apenas no dia 1º de Maio, disponibilizando todos os episódios lançados até então. A partir do episódio 19, os episódios dublados passaram a ter duas semanas de atraso.

Durante a convenção Crunchyroll Expo em 2019, foi anunciado que a série receberá duas novas temporadas. Com exceção de um key visual que dá a entender que a mesma equipe envolvida na primeira temporada retornaria para as temporadas subsequentes, nenhuma informação concreta ou data de lançamento foi revelada.

As duas novas temporadas estão em produção de forma concomitante neste momento, e tanto o estúdio Kinema Citrus quanto o elenco de dublagem da primeira temporada irão retornar.

Tate no yuusha no nariagari — the rising of the shield hero

Inicialmente, a previsão de lançamento estaria estimada para o segundo semestre de 2020, mas a alta probabilidade de a produção ter sofrido complicações devido à COVID-19 significa que a série provavelmente será lançada apenas em 2021.

Em desenvolvimento…

Mangazine

Sua enciclopédia sobre mangás.

Este é um site do Grupo Mediaz